nação tricolor

Libertadores: Pensando na classificação, São Paulo precisa derrubar dois tabus na Argentina

São Paulo vence pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores e acumula oito vitórias seguidas na temporada. (Foto: Twitter da Conmebol)

Líder do grupo E da Copa Libertadores, com seis pontos conquistados, o São Paulo vai a Avellaneda nesta quarta, às 19 horas, para enfrentar o Racing, no Cilindro. Com vistas à classificação antecipada ao mata-mata do torneio, o Tricolor pensa em quebrar dois tabus na Argentina para ficar pertinho da vaga nas oitavas de final.

Vale lembrar que o Racing ainda não perdeu na chave e tem quatro pontos conquistados: empate na estreia contra o Rentistas, no Uruguai, e vitória contra o Sporting Cristal, em Avellaneda. Por isso, os argentinos têm quatro pontos.

São Paulo jamais venceu os três primeiros jogos na Libertadores

Além do retrospecto ruim na Argentina, pesa o fato de o São Paulo jamais ter vencido os três primeiros jogos de uma campanha de Libertadores. Nem mesmo nos anos de títulos, o Tricolor foi capaz de fazer 100% no início de suas campanhas. É mais um tabu a ser quebrado pelo time de Hernán Crespo.

Na atual edição do torneio, o São Paulo bateu o Sporting Cristal por 3 a 0, em Lima, e também o Rentistas, no Morumbi, por 2 a 0. Ou seja, ainda não sofreu gol na competição.

São Paulo não vence na Argentina desde último título da Libertadores

O São Paulo não sabe o que é vencer, na Argentina, pela Copa Libertadores, desde 2005, ano do último título da competição. O Tricolor venceu, naquela oportunidade, o River Plate, em Buenos Aires, por 3 a 2 e arrancou em busca do tricampeonato.

Desde então, o São Paulo jogou seis vezes na Argentina e perdeu cinco delas. Para Estudiantes de La Plata (2006), Arsenal de Sarandí (2013), San Lorenzo (2015), Talleres (2019) e River Plate (2020). Além disso, o Tricolor empatou contra o River Plate, no Monumental de Núñez, em 2016. Ou seja, o retrospecto é adverso.

Confrontos do São Paulo na Argentina pela Libertadores desde 2005

Estudiantes 1 x 0 Tricolor (2006)
Arsenal de Sarandí 2 x 1 Tricolor (2013)
San Lorenzo 1 x 0 Tricolor (2015)
River Plate 1 x 1 Tricolor (2016)
Talleres 2 x 0 Tricolor (2019)
River Plate 2 x 1 Tricolor (2020)