A International Board (IFAB), entidade que organiza as regras do futebol, e propõe uma mudança da regra dos seis segundos do goleiro. Atualmente, um arqueiro que fique com a bola nas mãos além deste tempo deveria ser punido com o tiro livre indireto (o famoso dois toques). Na prática, esta regra não é aplicada, com a conivência dos árbitros.
Com a chegada de Thiago Mendes, São Paulo define saída de +2 meio-campistas
Quer receber as notícias do Tricolor em primeira mão no WhatsApp? Clique aqui e participe do canal
Agora, a IFAB quer usar a “regra do basquete” para ajudar na aplicação da regra. A Premier League sub-21 e o Campeonato de Malta estão promovendo testes com esta recomendação.

IFAB tenta mudar regra dos seis segundos
A International Board tem testado a seguinte mudança: alterar de seis para oito segundos o tempo de posse de bola na mão do goleiro, contado pelo árbitro do jogo. Como acontece no basquete na reposição de bola.

Caso o goleiro estoure o tempo de posse, a bola mudaria de posse para o outro time para uma cobrança de escanteio. Na repetição desta infração, o arqueiro receberia cartão amarelo. Os testes têm sido bem aceitos nos dois campeonatos, uma vez que o árbitro teria a obrigação de controlar o tempo de forma pública, com gestos de contagem.
Para a regra ser colocada em prática, precisa ser aprovada no Conselho da International Board, marcada para o meio do ano.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.