nação tricolor

FIFA toma decisão sobre uso do VAR em 2022 e Brasil fica de fora da novidade

Gianni Infantino, presidente da FIFA, lança polêmica sobre Mundial de Clubes e envolve Palmeiras. (Foto: Reprodução/FIFA)
Gianni Infantino, presidente da FIFA, lança polêmica sobre Mundial de Clubes e envolve Palmeiras. (Foto: Reprodução/FIFA)

A FIFA tomou uma decisão importante sobre o uso do VAR, mas não vai colocar a novidade para funcionar no Brasil.

Ídolo do São Paulo volta a ‘zoar’ Palmeiras e diz que Leila terá que comprar Neymar, CR7 e Messi para superar trauma

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

Em ano de Copa do Mundo, a entidade máxima do futebol vai dar um up na ferramenta que veio para o futebol com a pretensão de diminuir ao máximo os lances de impedimento.

Após testes realizados na Copa Árabe e no Mundial de Clubes, a FIFA vai implantar no Brasil o VAR automático na marcação de impedimentos, com apoio de um chip na bola e com câmeras ao redor de todo o estádio.

Desta forma, a marcação de impedimento fica automática e praticamente impossível de errar. Sem contar o fato de diminuir de 70 para 20 segundos a tomada de decisão em lances de impedimento.

Brasil fica de fora da novidade da FIFA

A novidade, no entanto, não deverá chegar tão cedo ao Brasil. Segundo apuração do jornalista Vitor Sérgio Rodrigues, o custo da implantação deste sistema e a falta de estrutura em metade dos estádios das Séries A e B fazem com que o impedimento automático só deva chegar ao país em quatro anos pelo menos.

Um integrante da Comissão de Arbitragem da CBF revelou a VSR que cerca de 20 câmeras serão utilizadas nos estádios, com várias posicionadas na cobertura ou no teto das instalações. Isso encarece demais o custo.

Portanto, serão mais alguns anos de linhas vermelhas e azuis sendo traçadas por humanos e, claro, mais polêmicas.