A FIFA estuda uma alteração que pode mudar para sempre a discussão sobre impedimento no futebol mundial. O VAR, ferramenta de árbitro de vídeo usada para, por exemplo, definir a validade ou não de gol, pode ter um papel totalmente diferente se a ideia for levada adiante.
Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal
Renato Marsiglia, ex-árbitro de futebol e ex-comentarista de arbitragem da TV Globo, afirma que Arsène Wenger, consultor da FIFA, tem trabalhado para mudar o conceito do impedimento.
FIFA trabalha para mudar conceito de impedimento
Em entrevista ao UOL de Primeira, Marsiglia afirma que Wenger tem desenvolvido o tema dentro da FIFA e se a alteração for colocada em prática vai resultar em 99% de gols validados em relação ao que hoje é considerado gol irregular por impedimento.
“O que ele (Wenger) está lutando já há uns dois, três anos e que começaram os testes nas categorias de base da Itália e da Suécia. Não vai ser impedimento se o jogador tiver uma parte do seu corpo tocando no corpo do adversário. Segundo o que o Arsene Wenger está lutando, não seria mais impedimento uma perna do jogador na mesma linha de um defensor, inverte o conceito atual. No conceito atual, qualquer parte à frente está impedido. Agora, seria o contrário. Qual é a grande vantagem disso aqui? 99% dos gols anulados seriam validados. E mais: facilita o VAR. Hoje, se tem duas linhas, aqui só vai ter uma linha. É muito mais fácil, a margem de erro cai drasticamente”, disse Renato Marsiglia, em entrevista ao UOL.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.