No final da noite de ontem (15), saiu a notícia de que o São Paulo está interessado em contratar Douglas Costa, em litígio atualmente com o Grêmio, para a temporada 2022. O jogador de 31 anos chegaria de graça ao Tricolor, por conta deste imbróglio, para reforçar o clube, mas a sua chegada está amarrada a algumas condições.
Rogério Ceni vira trunfo na negociação do São Paulo por Ronald
Você conhece o canal do Nação Tricolor no YouTube? Clique e se inscreva!
O atacante vai deixar o Grêmio porque não foi a peça relevante que se esperava dentro de campo e fora dele mostrou um comportamento alheio ao time que acabou sendo rebaixado como 17º colocado no Brasileirão de 2021. Neste caso, a permanência de Douglas Costa é descartada.
Por isso, o São Paulo trabalha para contratar o jogador. O acerto, no entanto, carece de dois pontos. O primeiro, claro, salarial: Douglas Costa, de acordo com o jornalista André Plihal, recebe algo em torno de R$ 1,5 milhão por mês, valor que o Tricolor não tem em caixa para bancar.
Aliás, um asterisco: Daniel Alves, quando resolveu deixar o São Paulo em setembro, receia um salário em patamar semelhante. Preferiu rescindir o contrato e recebeu os vencimentos na Justiça. Inclusive já estreou pelo Barcelona nesta semana, na Arábia Saudita.
Pois bem. O São Paulo, para ter Douglas Costa, precisaria da ajuda de algum investidor. A promessa era essa com Daniel Alves e também é apresentada como alternativa para o Tricolor buscar a contratação de Douglas Costa. Ainda não há nomes relevados, mas a expectativa é de que 100% dos vencimentos do atleta sejam arcados por este tal investidor.
Além disso, Rogério Ceni e Muricy Ramalho, responsáveis diretos pelo futebol do São Paulo, vão conversar com o jogador para ter um tato em relação ao que ele pode apresentar pelo clube. O técnico são-paulino terminou o Brasileirão dizendo que só permaneceria caso o time recebesse reforços capazes de elevar a qualidade técnica do elenco.
O presidente do clube, então, deu essa garantia. Julio Casares prometeu que concretizaria uma parceria para qualificar o grupo e dar condições de disputa ao São Paulo. O Tricolor terminou o Brasileirão em 13º lugar e brigou para não cair até a penúltima rodada, fato inédito até então no campeonato por pontos corridos.
Douglas Costa carrega polêmicas e pouco poder de decisão em retorno ao Brasil
Com grande experiência no futebol europeu, Douglas Costa passou pelos gigantes Bayern de Munique e Juventus, além do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. No retorno ao Grêmio, números irrisórios: três gols em 28 jogos, ausência no jogo decisivo contra o Corinthians na penúltima rodada, polêmica com a torcida no último jogo contra o Atlético Mineiro e uma festa horas depois do rebaixamento do clube.
Sem contar o fato do casamento marcado no dia anterior ao jogo que decretou a queda de seu então clube para a Série B do Brasileirão. Este é o perfil de Douglas Costa, que pode pintar como reforço do São Paulo.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.