nação tricolor

Final da Copa do Brasil: São Paulo pode ser cabeça de chave da Libertadores 2021, caso Grêmio não seja campeão domingo

Dependendo de quem levantar a Copa do Brasil, o São Paulo pode se tornar cabeça de chave na Libertadores. (Foto: Twitter do São Paulo)

No próximo domingo, Palmeiras e Grêmio decidem a final da Copa do Brasil 2020. Mas o São Paulo também é parte interessada no confronto que ocorre no Allianz Parque, às 18 horas. O Tricolor está classificado para a fase de grupos da Copa Libertadores de América, que define seus cabeças de chave a partir de um ranking muito específico.

De acordo com a Conmebol, o ranqueamento para sorteio de suas competições leva em consideração o desempenho dos clubes nos últimos dez anos. Além disso, uma espécie de coeficiente histórico, com peso maior para quem foi campeão e vice. E ainda um plus para quem é campeão nacional. Tudo isso, levando em consideração o desempenho na Libertadores e na Copa Sul-Americana.

Se vencer a Copa do Brasil, o Grêmio entraria direto na fase de grupos do torneio como terceiro no ranking da Conmebol. Caso contrário, o São Paulo (13º na lista) teria grandes possibilidades. Outras duas equipes que podem entrar como cabeças de chave na próxima Libertadores são Nacional e Peñarol, ambos do Uruguai. Só que o campeonato charrúa ainda não foi finalizado.

O sorteio da competição Sul-Americana ocorre no dia 09 de abril na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.