nação tricolor
São Paulo e Adidas não lançam uniforme em alusão à Consciência Negra. (Foto: Reprodução/Adidas)

Na semana da Consciência Negra, São Paulo e Adidas não lançam camisa em alusão à celebração

A relação entre Adidas e São Paulo tem passado por alguns constrangimentos na temporada. A fornecedora de material esportivo e o Tricolor protagonizam mais um episódio negativo ao não lançarem uma camisa em alusão ao dia da Consciência Negra, marcado para o próximo sábado, no Brasil.

São Paulo pode pintar com formação diferente e chance para Vitor Bueno

Você conhece o canal do Nação Tricolor no YouTube? Clique e se inscreva!

O motivo é simples: a diretoria não aceitou os modelos apresentados pela Adidas porque eles fariam alusão aos rivais: Corinthians e Santos. O São Paulo pediu para que os modelos fossem ajustados, mas a patrocinadora não aceitou.

A Adidas fez a divulgação das camisetas alusivas à data para os outros dois times com os quais têm contrato na Série A do Brasileirão: Internacional e Flamengo. Com direito a personagens negros e uma participação do Fundador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Marcelo Carvalho.

“O futebol é mais que um jogo, é uma magia que envolve paixão. Não existe quem não reconheça o Brasil como o país do futebol. E isso é graças à genialidade dos jogadores negros, que trouxeram ao jogo a agilidade da capoeira e o gingado do samba. E a conquista de espaço se deu pelo talento, perseverança e ousadia, baseada na resiliência daqueles que nunca se deixaram silenciar. O negro no futebol é a marca do Brasil”, afirma Marcelo Carvalho no lançamento da campanha da Consciência Negra.

O São Paulo, no entanto, não aparece na peça. E tampouco fez menção a algum lançamento sobre a Consciência Negra. No site da Adidas, a campanha “Excelência Negra” tem uniformes masculinos e femininos de Flamengo e Inter.

Vale lembrar que neste ano pelo menos três atritos foram protagonizados por Adidas e São Paulo. O lançamento do terceiro uniforme, que ficou sendo apenas uma peça para torcedor devido a imbróglio envolvendo a diretoria e o Conselho do clube. O lançamento tardio da campanha do Outubro Rosa. E também o lançamento de um tênis com as cores do clube, sem consentimento da diretoria.