Árbitro de Alianza Lima e São Paulo tem denúncia por fraude
A Conmebol definiu o árbitro escalou polêmico para o jogo da quarta rodada da Copa Libertadores, que ocorre na terça-feira (6) em Lima, no Peru, foi revelada pelo São Paulo. Neste domingo (4), o elenco embarca para o país.

O uruguaio Andrés Matonte será o responsável pelo apito. O juiz, habilitado pela FIFA, atuou em confrontos como a final do Mundial de Clubes de 2024, entre Real Madrid e Al-Ahly, e em uma das fases da Copa do Mundo de 2022, na vitória croata sobre o Canadá.

O passado de Andrés é marcado por algumas controvérsias. Também foi processado judicialmente por fraude no passado. O incidente ocorreu em 2021. Durante aquele tempo, foi acusado de fraude pelo Ministério Público de seu país de origem, o Uruguai.

O principal alvo era seu irmão, Roberto Matonte, que, de acordo com a mídia local, abordava indivíduos com propostas de investimentos, solicitando empréstimos com a promessa de pagar mensalmente, com juros. Andrés foi mencionado como uma das pessoas envolvidas neste esquema.
Os pagamentos iniciais foram efetuados, porém foram interrompidos a partir de outubro de 2021. Na defesa do irmão do magistrado, alegou-se um problema relacionado ao Banco Central e ao Banco República do Uruguai. Posteriormente, descobriu-se que os depósitos nunca foram validados e que uma das empresas mencionadas por Roberto também não estava em funcionamento.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.