A função de goleiro costuma ser a mais inglória de todas. Porque se o jogador defende tudo, não tem tanta repercussão como o gol decisivo marcado pelo atacante. E se falha, sofre críticas exacerbadas por não ter defendido. É um dilema com o qual o goleiro do São Paulo, Tiago Volpi, tem convivido na temporada.
São Paulo terá semana inédita de treinamentos desde retorno do futebol
O camisa 1 do São Paulo é titular absoluto desde 2019 no clube. E desde então tem bons momentos (como o fato de ter sido o goleiro menos vazado naquela temporada no Brasileirão) e não tão bons assim (principalmente na era Fernando Diniz, quando ele tentava sair jogando e causava calafrios na torcida).
Em 2021, Tiago Volpi foi campeão paulista pelo São Paulo e deu um passo importante para se colocar na história do clube. Porém, algumas falhas têm pesado na avaliação do goleiro.Por isso, o Nação Tricolor traz cinco momentos nos quais Volpi poderia ter feito coisa melhor nesta temporada. Incluindo ontem, em um dos gols diante do Fortaleza, pela Copa do Brasil.
1 – Falta distante que Tiago Volpi não defendeu na Libertadores
O lance mais marcante talvez tenha sido na partida de ida das quartas de final da Libertadores. A cobrança de falta que Patrick de Paula cobrou, de média distância, e que o arqueiro são-paulino demorou a cair. Além de não ter colocado uma barreira tão grande.
2 – Demora para sair do gol e empate do Fortaleza
O segundo momento está fresco na memória do torcedor do São Paulo. Porque Robson, do Fortaleza, enfiou um bolão às costas da marcação, mas Tiago Volpi demorou a sair e não tocou na bola que sobrou limpa para Yago Pikachu marcar. Em seguida, o Fortaleza empataria a disputa.
3 – Bola no “canto dele” na partida de volta contra o Palmeiras
Se na ida, no Morumbi, Tiago Volpi já havia colaborado, na volta, no Allianz Parque, o goleiro do São Paulo também contribuiu.
Após grande arrancada de Zé Rafael e o passe para Raphael Veiga, Tiago Volpi não teve tempo de reação para saltar em finalização que foi potente, mas no seu canto. Palmeiras abriu caminho para a vitória fácil na Libertadores.
4 – Saidinha à la Diniz e gol de cobertura
Teve gol de cobertura do Atlético Goianiense oriundo de uma saída de bola errada de Tiago Volpi também no Brasileirão. Àquela altura, o São Paulo sequer havia vencido na temporada.
5 – Jogo resolvido na Argentina, mas bola defensável
Por fim, o jogo em que o São Paulo venceu por 3 a 1 contra o Racing, mas que sofreu o gol de honra num chute fraco da entrada da área em que Tiago Volpi fez uma espécie de golpe de vista.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.