nação tricolor

Com segundo tempo apagado, São Paulo perde para o Flamengo no Maracanã

Foto: Reprodução/Twitter/Cahê Mota

São Paulo e Flamengo se enfrentaram neste domingo (17), no Maracanã, em partida válida pela segunda rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Apresentando uma atuação mista, mas apagada principalmente no segundo tempo, o Tricolor Paulista sucumbiu diante dos donos da casa pelo placar de 3×1, com gols de Gabriel, Calleri, Isla e Arrascaeta. Com a derrota, os comandados de Rogério Ceni se estabelecem na quinta colocação, temporariamente, com três pontos.

PRIMEIRO TEMPO

Empurrada por um Maracanã recheado de torcedores rubro negros, a equipe do Flamengo se mostrou superior na maioria da primeira etapa. Intenso e frenético, o Rubro Negro carioca pressionou os visitantes buscando desarmes e tomar conta da posse de bola, algo que auxiliou na dominância exercida durante os 45 minutos iniciais. Dentro dos 20 primeiros minutos, o Flamengo já havia finalizado com perigo em duas oportunidades, em um chute de Everton Ribeiro e outro de Gabriel, com Jandrei precisando demonstrar seus reflexos para impedir a inauguração do placar.

A insistência dos comandados de Paulo Sousa enfim surtiu efeito aos 24′. Aproveitando um bom passe de Arrascaeta, Lázaro foi capaz de desarmar a defesa tricolor através de um lançamento e encontrar Gabriel, que só precisou empurrar a bola entre as pernas do goleiro adversário, assim concedendo a vantagem aos donos da casa.

Se recuperando do nocaute sofrido na primeira metade da etapa, o São Paulo, aos poucos, foi encontrando espaços entre as linhas defensivas do Rubro Negro. Desta forma, passou a povoar seu campo ofensivo com mais frequência e, diante da diminuição do ritmo do adversário, passou a ameaçar a meta do goleiro Hugo. Capitalizando diante da primeira chance clara que encontrou para causar dano ao Flamengo, o Tricolor Paulista igualou o placar através da cabeça do artilheiro Calleri, que subiu mais do que a marcação para encontrar um cruzamento preciso de Rafinha, aos 40′.

Calleri São Paulo
Foto: Paulo Pinto/saopaulofc.net

SEGUNDO TEMPO

Durante os primeiros momentos da segunda etapa, o Tricolor Paulista foi capaz de esboçar uma vontade de ditar o ritmo dos 45 minutos finais, buscando jogadas ofensivas ao mesmo tempo que se policiava no setor defensivo para não abrir muitos espaços. Porém, se mostrando recuperado após o intervalo, os donos da casa demonstraram o mesmo ímpeto de pressionar seu adversário e, assim, dominar a posse de bola, algo que aos poucos foi se concretizando no fim de tarde carioca.

Com isso, a meta são-paulina, mais uma vez, se mostrou o alvo mais vulnerável da partida, precisando ser defendida por Jandrei em mais oportunidades e, até mesmo, vendo Arrascaeta carimbar a trave. As investidas ofensivas do Flamengo mais uma vez se mostraram certeiras quando Isla, a pouco introduzido em campo, utilizou de toda sua criatividade para escapar da marcação adversária e acertar um chute no canto da rede tricolor, aos 23′, novamente desequilibrando o placar a favor dos donos da casa.

Sentindo o golpe do tento marcado, o São Paulo se mostrou perdido em campo, confuso ao tentar buscar respostas para o nível ofensivo demosntrado pelo Rubro Negro carioca. Em meio à tal confusão, os comandados de Paulo Sousa foram ágeis em aumentar ainda mais sua vantagem, desta vez através da cabeça de Arrascaeta, que completou um chute de Marinho para o fundo do gol.

FICHA TÉCNICA

Flamengo 3 x 1 São Paulo

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro

Gols: Gabriel (FLA – 24’/1T), Calleri (SAO – 40’/1T), Isla (FLA – 23’/2T) e Arrascaeta (FLA – 26’/2T)

Flamengo: Hugo Souza, Rodinei (Isla), Willian Arão, David Luiz, Filipe Luís, João Gomes, Thiago Maia, Everton Ribeiro (Matheus França), Arrascaeta (Andreas), Lázaro (Marinho), Gabriel (Pedro).

São Paulo: Jandrei, Diego Costa, Léo, Rafinha (Igor Vinícius), Welington (Reinaldo), Nestor, Alisson, Igor Gomes, Pablo Maia (Gabriel Sara), Eder (Nikão) e Calleri.

Cartões amarelos: João Gomes (FLA), Rafinha (SAO), Diego Costa (SAO), Gabriel (FLA), Léo (SAO), Anderson (SAO)

MELHORES MOMENTOS

YouTube video