nação tricolor

CBF avança em plano que prevê retorno de público em até 30% de ocupação dos estádios

Votação permite volta do público a partir da próxima rodada do Brasileirão. São Paulo foi favorável à medida. (Foto: Twitter do São Paulo)

A CBF está com problemas na questão política, mas tem um projeto-piloto avançado para promover o retorno de público aos estádios nas partidas das quartas de final da Copa do Brasil, no final de agosto.

Brasileirão: CBF desmembra horário e data de mais cinco jogos do São Paulo

De acordo com o plano da CBF, haverá um setor exclusivo para pessoas totalmente imunizadas (ou seja, com a vacinação concluída, seja por dose única, seja com as duas doses, conforme a fabricante).

Além disso, os planos da CBF preveem a exigência de um exame PCR negativo em até 72 horas antes da partida ou via antígeno de até 48 horas anteriores ao jogo (já que é mais rápida e mais barata em relação ao PCR).

No geral, a CBF pretende espalhar torcedores pelos setores do estádio para garantir o distanciamento social. Por isso, poderá ser feita inclusive a verificação de que a pessoa que comprou o ingresso foi realmente imunizada com base nos dados do SUS.

A entidade quer, principalmente, evitar que as pessoas tentem fraudar os exames para conseguir entrar no estádio. O exemplo mais fresco na memória é o da final da Copa América em que torcedores foram barrados por apresentarem resultados falsos.