nação tricolor
Técnico do Sporting Cristal, Roberto Mosquera, quer fazer a equipe peruana chegar ao mata-mata. (Foto: Twitter do Sporting Cristal)

De olho no rival! Adversário do São Paulo na Libertadores, Sporting Cristal não perde há meses

Todas as estreias de competições são complicadas não só pela questão emocional. Mas também pelo adversário que costuma fazer o jogo da vida contra adversários tradicionais. E isso se aplica ao Sporting Cristal, campeão peruano de 2020 e que não sabe o que é perder desde outubro do ano passado. Ou seja, são 21 jogos de invencibilidade desde o revés para o Atlético Grau, em casa, por 2 a 1, para o adversário do São Paulo nesta noite, em Lima.

Neste período, foram 16 vitórias (com uma sequência de oito consecutivas entre outubro e novembro e a atual, com quatro triunfos seguidos na temporada 2021) e quatro empates. Além disso, o Sporting Cristal não sai de campo sem balançar as redes adversárias há 26 jogos, de acordo com o site Soccerway.

O time foi fundado nos anos 50, com grande influência dos donos da cervejaria Backus & Johnston. Por isso, o Sporting Cristal é conhecido como Los Cerveceros e também como La Máquina Celeste, por ser o maior campeão do Peru.

Técnico peruano jogou na Copa de 1978

O técnico do clube, Roberto Mosquera, foi jogador e atuou pela seleção peruana na Copa de 1978, na Argentina. O Sporting Cristal costuma atuar no 4-1-4-1, sistema preferido do técnico Roberto Mosquera. O time, assim como o São Paulo, gosta de manter a posse de bola, mas não é tão direto em seus ataques.

Sporting Cristal é um rival tradicional no Peru

Atual campeão peruano, o Sporting Cristal busca chegar ao mata-mata da Copa Libertadores pela primeira vez desde 2004, quando caiu nas quartas de final para o Boca Juniors. O time, porém, nunca enfrentou o São Paulo pela competição.

Apesar de não chegou longe na Libertadores há muito tempo, o time já disputou 35 edições do torneio e inicia sua jornada na 36ª hoje. Aliás, o time foi finalista da Liberta, em 1997, quando foi derrotado para o Cruzeiro.

Destaque do Sporting Cristal joga no meio-campo

Do time que foi campeão peruano em 2020, a principal baixa foi a saída do artilheiro Emanuel Herrera para o Argentino Juniors (que também está na Copa Conmebol Libertadores). O melhor jogador da equipe é o meia Christofer Gonzáles, jogador de seleção peruano.

Em 2021, o Sporting Cristal já começa em fase mais adiantada em relação ao ano passado. Na oportunidade, Los Cerveceros caíram na fase prévia para o Barcelona de Guayaquil. O time peruano está no grupo E da Libertadores ao lado do próprio São Paulo, do Rentistas-URU e do Racing de Avellaneda-ARG.