7 de setembro é o dia em que o Brasil declarou sua independência de Portugal, tornando-se um país livre para construir sua própria história. Para Rogério Ceni, a data também é um marco muito importante para sua trajetória de vida: há exatos 33 anos, Rogério Ceni foi oficialmente contratado como goleiro profissional do São Paulo.
Desde o momento em que pisou pela primeira vez no campo do Morumbi, em partida oficial, o goleiro marcou a história do clube e do esporte mundial ao conquistar recordes e momentos marcantes ao longo de sua carreira pelo Tricolor Paulista.
A primeira vez de Rogério Ceni no gol do São Paulo
Embora Rogério tenha sido contratado em 1990, ele só teve a primeira oportunidade de jogar pelo São Paulo três anos depois. No dia 25 de junho, Rogério Ceni vestiu o tricolor em amistoso de entressafra na Espanha.
Rogério Ceni acabou então defendendo as redes do São Paulo na partida contra o Tenerife, válida pelo Troféu Santiago de Compostela. Naquela época, era o principal goleiro do São Paulo. que defendia as cores da Seleção Brasileira.
O desafio de Zetti deu a Rogério Ceni a primeira chance de permanecer sob as traves do São Paulo. O Tricolor acabou vencendo a partida por 4 a 1, o goleiro foi um dos destaques do time ao defender um pênalti durante o jogo.
Primeiro título de Ceni e início de uma longa história
Na grande final do torneio, o São Paulo enfrentou o tradicional argentino River Plate e, assim como na estreia, Rogério Ceni brilhou e foi o destaque decisivo da partida. O jovem goleiro defendeu mais uma cobrança de pênalti, desta vez nos pênaltis após empate em 2 a 2, e ajudou o time a conquistar a taça.
Apesar das ótimas impressões no período de entressafra, Rogério Ceni precisou ter um pouco mais de paciência antes de conquistar de fato o título sob os gols do São Paulo, o que só aconteceu em 1997.
Ceni fez 1.237 partidas pelo São Paulo e fez história no esporte ao se tornar o maior goleiro da carreira com 131 gols marcados. Além disso, conquistou diversos títulos importantes pelo clube, como a Libertadores e o Mundial em 2005 e o Tricampeonato Brasileiro de 2006 a 2008.
São Paulo deve contar com Caio Paulista para final da Copa do Brasil
O São Paulo tem Caio Paulista nos planos para a final da Copa do Brasil. O lateral-esquerdo, que está afastado dos gramados devido a uma distensão na parte posterior da coxa direita, voltou esta semana ao trabalho normal com os companheiros e deu mais um passo no processo de recuperação.
Caio Paulista sofreu uma lesão no jogo de volta contra o San Lorenzo, da Argentina, no Morumbi, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Nesse momento, o lateral-esquerdo sentiu a parte posterior da coxa direita com pressa e precisou ser substituído.
Desde então, o atleta não vence há seis partidas, incluindo a partida decisiva contra o Corinthians nas semifinais da Copa do Brasil. Welington foi titular pela lateral esquerda do São Paulo, mas a torcida aguardava ansiosamente a volta de Caio Paulista.
Apesar de ficar afastado dos gramados por quase um mês, Caio Paulista terá mais de dez dias para se recuperar fisicamente antes de estar novamente à disposição do técnico Dorival Junior para ser titular na lateral-esquerda. na grande final da Copa do Brasil.
O time paulista só volta a campo no dia 13 de setembro, contra o Internacional, no Beira-Rio, pelo Campeonato Brasileiro.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.