nação tricolor

OPINIÃO – Dorival voltou ao normal no São Paulo?

Números do São Paulo como visitante preocupa. (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
Números do São Paulo como visitante preocupa. (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Por Gabriel Caserta*

Com o retorno da data FIFA, o futebol voltou. E para a torcida do São Paulo, os dez dias livres para treinar não mudaram muita coisa no modo de jogar. No sábado, contra o Cruzeiro, vimos um jogo intenso por parte do tricolor paulista, diversas chances ofensivas, que encontraram o goleiro adversário em um dia iluminado, sendo o melhor da partida. Os erros que aconteceram foram de jogadores que já estão na boca do povo. Do lado defensivo, Rafinha que falhou na marcação no gol tomado e Nestor que perdeu, praticamente, um gol sem goleiro, errando o chute.

Conheça meia desejado pelo São Paulo: Camisa 10 clássico, com bola parada venenosa e de seleção uruguaia

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal

Dorival, apesar de menos tempo e competições diferentes, tem os mesmos números e estatísticas que Ceni em 2023. No começo, empolgou pela invencibilidade e pelo refresco causado no elenco. Entretanto, meses depois, percebemos uma indiferença no modo de jogar da equipe, contando com talentos individuais. Gols bobos tomados, variações ofensivas inexistentes, porém com jogadores com uma qualidade acima fazendo a diferença nos jogos.

Calleri está em sua temporada de maior assistente pelo São Paulo. Está saindo mais da área e melhorando seu jogo fora dela, exercendo com maestria a função de pivô, sempre apanhando, mas nunca desistindo e distribuindo a pelota para seus companheiros. Caio Paulista desde que chegou, está demonstrando um fôlego no setor de ataque, fazendo a diferença. Neves é instável, mas melhorou na decisão de passe e flui bastante a transição para o ataque. Luciano vindo do banco ou começando de titular, vem participando muito bem como segundo atacante, distribuindo o jogo e fazendo gols, apesar de ser mimado e cabeça quente. Veio proposta de fora, mas ao meu ver, essencial a rejeição, pois vem sendo um jogador essencial, odiando-o ou não.

Dorival Junior não quer desmanche no São Paulo

Defensivamente, nada a falar, com exceção do goleiro. Estamos tendo uma fase terrível de todos os jogadores e sofrendo em bolas áreas, dribles, rasteiras, em qualquer situação. Não há esperança de mudança para isso.

Dorival tem dado oportunidade para Rodriguinho, que está sendo espetacular vê-lo jogar. Excelente meia com passes de qualidade, posicionamento e drible. Quando entra, muda o jogo. Tem coragem para tentar jogadas e lançamentos. O menino é bom e tem potencial para ser
titular o quanto antes.

O técnico não quer que ninguém seja vendido. O elenco do São Paulo é curto, as peças boas são poucas, mas é inevitável. Pablo Maia parece que sairá nessa próxima janela e pode ser vendido muito bem. Rodriguinho e Beraldo estão sendo sondados, mas tentarão segurar para o corrente ano. Qualquer jogador que sair, será de grande perda.

Veremos o que se segue com o decorrer dos jogos, com olhar crítico. A Sul-Americana, até então, está tranquila, com 13 gols feitos e nenhum tomado, com uma boa campanha. A Copa do Brasil não somos favoritos, porém o histórico recente é de bons jogos entre os times. O Brasileirão estaria melhor se não fossem os jogos fáceis perdidos pelo São Paulo. E pode complicar ainda mais. A ver!

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.