nação tricolor

OPINIÃO – James no São Paulo é garantia de sucesso, não necessariamente de futebol

São Paulo tem muito a ganhar com a chegada de James.
São Paulo tem muito a ganhar com a chegada de James.

A última semana foi marcada por um carrossel de emoções para o torcedor do São Paulo. A derrota para o Corinthians na terça-feira (25), pela partida de ida da semifinal da Copa do Brasil, frustrou os são-paulinos.

São Paulo tem data-limite para definir se James Rodríguez vai jogar contra o Corinthians

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal

No entendimento dos Tricolores fanáticos, o tri mundial nunca foi tão favorito em um clássico disputado na Neo Química Arena. Mesmo jogando melhor, o time de Dorival Júnior acabou derrotado e saiu atrás da disputa por uma vaga na final da Copa que tem a maior premiação de todas. Sendo assim, o tabu de 18 jogos sem vencer na casa rival permanece.

No dia seguinte, por querer ou não, vazou a informação de que a diretoria são-paulina estaria nos ‘finalmentes’ para anunciar James Rodríguez. A notícia foi divulgada por Venê Casagrande e confirmada pelo também jornalista Gabriel Sá.

Desde então, os portais e noticiários esportivos não falam em outra coisa a não ser a chegada do ex-Real Madrid ao clube do Morumbi. Há muita desconfiança em cima do quanto o jogador pode render ainda. Sua última passagem pelo Olympiacos, da Grécia, teve desempenho discreto, com 23 partidas, cinco gols e seis assistências.

James Rodríguez é o 10º jogador de futebol com mais seguidores no Instagram, são pouco mais de 51 milhões de fãs que acompanham o colombiano na rede social. Isso significa que a vinda do meia para o São Paulo pode agregar muito mais do que esportivamente.

O Tricolor passa por uma grande crise financeira e qualquer oportunidade de engordar os cofres do Morumbi é bem vinda. O atual presidente Julio Casares tem vasta experiência com marketing, tanto no clube, quanto em emissoras, como Record e SBT.

A provável troca de fornecedora de material esportivo também é um ponto a se destacar. Com a eminente saída da Adidas, a sucessora da empresa alemã deve ser a New Balance, que no Brasil tem apenas o RB Bragantino como cliente.

Casares havia dito meses atrás, durante entrevista à CNN, que sentia falta de um relacionamento mais próximo com quem fizesse os uniformes do Tricolor. A ideia é lançar linhas exclusivas de ídolos e grandes jogadores, como o próprio James, para gerar mais receita, como feito em tempos de Penalty.

Caminhamos para uma próxima temporada em que teremos: um elenco qualificado + Dorival Júnior como técnico + grandes públicos no Morumbi gerando receita + time mais competitivo (com retorno de atletas lesionados – como Galoppo e Ferraresi) + ganhando maiores cifras em premiações + ações de marketing e patrocinadores pagando mais por conta da visibilidade do colombiano.

Se James Rodríguez será um estouro no São Paulo ou não, só o tempo dirá.

O fato é que a chegada do badalado jogador pode ajudar o São Paulo em muitos outros pontos.

Se Lucas Moura vier, mesmo que por 4 meses, o pensamento é o mesmo.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.