Por José Robson*
Três vitórias, dois empates e uma derrota, este é o retrospecto do São Paulo nos 6 primeiros jogos do ano, mas a pergunta que fica é: Cadê o São Paulo? E essa pergunta nem é referente ao clube dos seus tempos áureos, é uma pergunta sobre o clube que esperávamos ver esse ano. Cadê o padrão, o estilo, os titulares, e tudo aquilo que se espera do time nessa temporada?
“Aconteceu isso hoje”: Situação de Reinaldo no Grêmio ‘azeda’ e chega ao São Paulo
Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo
Estranho pensar isso logo após a vitória de domingo, porém o questionamento existe exatamente por isso. Nos 6 jogos do ano, o São Paulo usou 6 escalações diferentes, seja por opção ou lesões, o time apresentou dificuldades diferentes, apresentou virtudes diferentes, só não apresentou consistência.
São 6 jogos distintos, nem parece que foi o mesmo time que entrou em cada um desses 6 jogos, e isso é preocupante. Chegaram reforços, foi feita a manutenção de peças importantes e o Rogério está tendo tempo para poder trabalhar, já que a pré-temporada começou em 14 de dezembro do ano passado. O que não está dando certo?
São Paulo não pode viver de lampejos em 2023
Rogério usou boa parte do elenco nesses jogos, e foi cobrado quando deixou de usar alguns nomes em certos momentos, o que já trouxe para ele uma chuva de críticas por parte da torcida. Críticas que se fizeram valer quando o time de Ceni não performava bem em campo. A insistência do técnico em alguns jogadores deixa a situação pior ainda, porque mesmo quando certos atletas não vão bem e afundam o time, o professor os defende com unhas e dentes, ao invés de assumir o erro e mudar no jogo seguinte e poupar os atletas de virarem alvos fáceis para o torcedor, assim como foi o Igor Gomes e tantos outros.
O irônico não é a ausência do São Paulo que queremos ver, mas sim a permanência do São Paulo que não deu certo. Os erros de 2022 ainda persistem em acontecer, os traumas de 2022 ainda assustam os torcedores, a teimosia do Rogério Ceni ainda perdura dentro do vestiário, e a receita do fracasso ainda ronda o Morumbi. Óbvio que ainda é cedo para dizer como vai ser o fim dessa história, mas não podemos ficar quietos enquanto o hoje repete o passado.
Não sei onde está o São Paulo e nem sei quando vai aparecer (se é que vai), entretanto vou continuar na torcida para que apareça o mais breve possível, pois nenhum torcedor merece gastar dinheiro indo ao estádio, ou com serviços de transmissão para ver um futebol pragmático e entristecedor.
As esperanças estão aí, elenco temos, peças não faltam, agora é aguardar o Rogério por tudo que sabe em prática, e corrigir os erros do passado, pois o São Paulo não pode viver de lampejos como em 2022. Em 2023 o SÃO PAULO tem que aparecer.
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.