nação tricolor

OPINIÃO – São Paulo em lua de mel com Dorival

Dorival Jr chegou para treinar o São Paulo em 2023. (Foto: Twitter do São Paulo)
Dorival Jr chegou para treinar o São Paulo em 2023. (Foto: Twitter do São Paulo)

Por Gabriel Caserta*

Um bom casamento inicia-se com uma noite feliz, seguindo-se com boas semanas. E assim está o relacionamento de Dorival com a torcida do São Paulo. Mas não é por menos. No fim de semana tivemos uma boa vitória para cima do América-MG, com os atacantes fazendo gol, apesar da defesa estar fraca, tendo o Rafael que trabalhar diversas vezes, sendo o melhor da partida.

“Não vai vestir mais essa camisa”: São Paulo deve confirmar 1ª saída da ‘Era Dorival Júnior’

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

Mas o trabalho de Dorival começaria bem se se classificasse na Copa do Brasil. O jogo era tenso, o time não ganhava do Ituano há jogos e, ainda, era em Itu. Todavia, o jogo visto não foi o que os são paulinos vinham assistindo. O time propôs, dominou o meio-campo, jogou pelas laterais e bombardeou o gol adversário. Jogadores criticados como Alisson, Rafinha fizeram boas partidas. O gol saiu sofrido e o time caiu de rendimento, mas mais por demérito dos limites individuais de cada jogador do que o coletivo em si. Foram diversas chances desperdiçadas, de diversos jogadores. Algo a corrigir.

Ponto positivo para a utilização de Marcos Paulo e, finalmente, Gabi Neves voltou a jogar. E foi o melhor da partida. Esteve presente em todos os lados, desarmou, deu passes chaves, lançamentos. Foi um ótimo jogador que, se bem lapidado e treinado, será de extrema importância para o time. Seja titular, seja reserva.

Dorival terá bom trabalho no São Paulo

Enfim, o texto é mais para falarmos de Dorival Júnior. Nunca foi um técnico espetacular, mas veio de dois bons trabalhos: Ceará e Flamengo. Naquele, fez o time ser o melhor da sulamericana até sua saída e impunha jogo a todos os instantes. No Flamengo…bem… é o Flamengo, mas nem todos os técnicos que passaram nesse time jogaram bem, e o Flamengo jogou e levantou dois títulos.

No São Paulo, terá um bom trabalho. Não é o pior time do Brasil para se treinar, mas tem bons jogadores e uma péssima diretoria. Mas Dorival é um cara experiente. Sabe lidar com jogadores mesquinhos.

Apesar de somente dois jogos, seu trabalho nos bastidores é positivo. Os vídeos e declarações que saíram foram de pés no chão e humildade. Assim que temos que ser. Trabalhar quietinho e dar o melhor de si. Em entrevistas, demonstra ter grande interesse pela base jovem do time, buscando como utilizá-los. Já foram Luan, Pablo Maia, Beraldo (que vem de excelentes jogos). E ainda disse sobre buscar uma solução para o meio-campo do time, devido a abundância de jogadores que exercem a função da camisa 5 e poucos com a camisa 8. Ele está em busca de inovações com o mesmo plantel.

Não fui a favor da mudança de técnico, nunca sou. O problema, todos sabemos qual é, mas o ambiente de Rogério já estava insustentável e não havia uma evolução individual de cada um. Parece que nem coletiva. Rogério ainda tem muito a caminhar e vai ser um bom técnico. É inteligente, estudioso e tem boa análise. Mas parece que o São Paulo não é o seu lugar.

Que o Dorival salve as esperanças dos são paulinos de não rebaixar e faça seu trabalho. Possivelmente é meu primeiro texto sem estar tão estressado com o time. Mas é temporário!

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.