nação tricolor

OPINIÃO – Precisamos falar do desempenho do São Paulo…

Galoppo tem melhor participação em gols do São Paulo na temporada. (Foto: Twitter do São Paulo)
Galoppo tem melhor participação em gols do São Paulo na temporada. (Foto: Twitter do São Paulo)

Por Diego Santos*

O São Paulo está classificado para as quartas de final do Paulistão 2023. O Tricolor foi líder do Grupo B, com sete vitórias, dois empates e três derrotas. Foram 23 pontos em 12 jogos. A 3ª melhor campanha geral. Contudo, o time vive contestado pela torcida e mídia.

“Que vexame, caiu nas redes”: Ídolo do São Paulo, Luis Fabiano ‘apronta’ e situação viraliza na web

Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo

Rogério Ceni não repetiu o time em nenhuma vez na competição. Foram 12 escalações diferentes nos 12 jogos da primeira fase. O time foi o líder em quantidade de gols. 23 tentos. Teve a terceira melhor defesa da competição (10), atrás apenas de Palmeiras (5) e São Bernardo (9).

Talvez, a falta de títulos importantes seja o principal argumento de cobrança da torcida, que tanto comemorou no início dos anos 2000. Atrelado a principal fase do rival Palmeiras que conquistou recentemente duas Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Contudo, uma coisa é certa, o Tricolor tem sido – regionalmente – o principal enfrentador do Verdão.

São Paulo não deixou nada a desejar ao Corinthians no Paulistão

Mas, o que explica o outro rival da capital, mesmo estando atrás na classificação geral, viver um momento melhor? Sinceramente? Nada. Porém é o que tem acontecido. Para muitos, o melhor momento do Corinthians foi melhor que o principal do São Paulo. O que eu discordo. Mas cabe debate.

É impossível não colocar as lesões, de diversas esferas, no âmago do debate. O Tricolor vive com uma série de jogadores lesionados, diferentemente dos seus rivais. Só, que mesmo assim, continue competitivo. Ceni, o técnico, alterna esquemas, jogadores, improvisações. Dança conforme a música. E uma boa música.

Não é pretensão minha questionar o jeito em que o torcedor deve se comportar. Jamais cometeria tal heresia. Mas é importante que haja algum tipo de alinhamento no discurso. Por mais que o São Paulo não tenha vencido Palmeiras, Bragantino e Corinthians, o Tricolor ficou à frente dos dois últimos no geral. Ou seja, o trabalho minimamente deu certo.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.