A presença de Arboleda no São Paulo na temporada 2021 se mostra significativamente importante quando são avaliados os números com e sem o atleta em campo. No clássico, o equatoriano mostrou novamente seu valor ao sair de campo como um dos destaques do Choque-Rei.
Você conhece o canal do Nação Tricolor no YouTube? Clique e se inscreva!
O duelo contra o Palmeiras foi uma amostragem da temporada linear e competitiva de Arboleda. Devido às convocações para a Seleção do Equador, o defensor perdeu praticamente metade dos jogos do São Paulo na atual temporada. Mas há uma queda gritante no desempenho quando ele não está em campo.
Arboleda atuou 35 vezes com o São Paulo na temporada. São 57% de vitórias e 17% de derrotas neste período. O Tricolor tem aproveitamento de 65,7% quando o camisa 5 está em campo, o time sofre menos de um gol por jogo (0,8 em média), tem menor quantidade de grandes chances cedidas (uma por partida), precisa de 10,4 chutes para sofrer um gol e saiu de campo sem ser vazado em 54% das oportunidades.
Sem Arboleda, no entanto, há uma queda em todos os quesitos. O São Paulo venceu em apenas 23% das vezes e perdeu em 30% delas. O aproveitamento despencou para 38,9%, enquanto que o time sofreu mais gols (1,2 em média), cedeu mais grandes chances (1,4 por jogo), precisou de menos finalizações para sofrer um gol (7 por partida) e saiu de campo sem ser vazado em apenas 23% das vezes.
É de longe o zagueiro mais regular do São Paulo, com atuações consistentes ao longo da temporada e que não sofreu sequer quando o time oscilou de desempenho.
Também por isso que o técnico Rogério Ceni vê urgência na renovação de contrato do jogador. Para ele, Arboleda é um jogador imprescindível. Mas as negociações estão emperradas pela questão salarial.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.