nação tricolor
Leonardo Gaciba é demitido do quadro de presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Gaciba não resiste a erro, e é demitido da Comissão de Arbitragem pela CBF

Na manhã desta terça-feira, a CBF demitiu Leonardo Gaciba da Comissão de Arbitragem da CBF. O presidente interino da Confederação, Ednaldo Rodrigues, foi quem tomou a decisão de encerrar a passagem do ex-árbitro da FIFa no posto de maior prestígio da arbitragem brasileira.

CBF libera áudio de gol anulado do São Paulo e gera dúvidas na interpretação do lance: “Branco é defesa”

Você conhece o canal do Nação Tricolor no YouTube? Clique e se inscreva!

Já havia um projeto para que Gaciba fosse substituído em janeiro, após a temporada atual do futebol brasileiro, mas antecipou a decisão por conta de uma série de erros de arbitragem nas últimas rodadas. A mais grave delas ocorreu ontem à noite, no Maracanã, num pênalti que a bola sequer bateu no braço do zagueiro Conti, do Bahia, na vitória do Flamengo por 3 a 0. O erro do árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araújo foi o estopim.

Contratado em 2019, Gaciba chegou por intermédio de Rogério Caboclo, presidente afastado da CBF, para modernizar a arbitragem. Contudo, a avaliação que existia era a de que a Confederação investia alto em tecnologia, mas não tinha retorno técnico.

O VAR chegou ao Brasileirão justamente em 2019, depois de testes em competições nacionais no ano anterior. Em setembro de 2020, Leonardo Gaciba chegou a admitir, em entrevista ao programa Seleção SporTV, que o VAR tinha errado ao traçar uma linha errada no gol de Luciano, na derrota do São Paulo para o Atlético Mineiro por 3 a 0. Porém, apareceu poucas vezes desde este fato.