As diversas reclamações envolvendo as tomadas de decisão do VAR nas competições nacionais existem desde que a ferramenta passou a ser utilizada no país, em 2018. Mas pelo menos uma das reivindicações dos clubes será atendida até o início de novembro no Brasileirão.
Você conhece o canal do Nação Tricolor no YouTube? Clique e se inscreva!
São Paulo deve ter novidade na lateral-direita contra Red Bull Bragantino
A CBF decidiu divulgar o diálogo dos árbitros de campo com a equipe do VAR para esclarecer o que foi decidido e de forma a decisão foi tomada. De acordo com reportagem do ge, a Comissão de Arbitragem já se reuniu para definir o protocolo a ser adotado para que a novidade seja colocada nos jogos do Brasileirão até o início de novembro.
O presidente interino da CBF, Ednaldo Rodrigues, foi o responsável pela decisão. Ele está no cargo em substituição a Rogério Caboclo, que foi afastado do posto por 21 meses por acusação de assédio sexual e moral a uma funcionária da Confederação.
Desde 2018, no entanto, o discurso da CBF sempre foi o de que era preciso privar pelo ambiente privado das conversas entre os árbitros nos diálogos. Porém, abre-se agora um leque para entender como as decisões são tomadas.
A motivação da CBF, claro, é a reclamação invariável de clubes sobre as decisões tomadas no campo de jogo. Na rodada do último final de semana, dirigentes do Atlético Mineiro e do FLamengo reclamaram da arbitragem por conta do uso do VAR. Por isso, a entidade quer dar mais transparência às decisões.
A Conmebol, por exemplo, divulga os áudios dos diálogos do VAR no dia seguinte aos jogos coordenados por ela. Portanto, nas partidas de Libertadores, Copa Sul-Americana e Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.