Alguns dos principais times do mundo entraram para o mercado das Fan Tokens (ou FTOs). O São Paulo deu o passo na aposta por criptomoedas no futebol brasileiro ao fechar contrato com o Socios.com e lançar o $SPFC. Mas o que é Fan Token e o que o Tricolor pode ganhar com isso?
Desempenho do São Paulo sem Arboleda cai drasticamente na temporada
O São Paulo tornou-se o quarto clube brasileiro a inserir-se neste mercado de moedas digitais. Antes disso, Atlético Mineiro, Flamengo e Corinthians se lançaram na busca por criptomoedas.
Na prática, as FTOs são criadas para os torcedores – o nome oficial é Chiliz. Neste sentido, quando o torcedor do São Paulo adquirir ao $SPFC, terá benefício como ingressos, itens promocionais e também poder de voto em decisões internas. Mas as recompensas variam de clube para clube.
A partir do contrato com o Socios.com, o São Paulo vai dar acesso a produtos e serviços. As compras das moedas digitais se tornaram mais uma fonte de renda para os times de futebol. E a busca do Tricolor é por ganhar também em engajamento com o $SPFC.
Vale lembrar que a comercialização da criptomoeda é diferente de outras existentes, como o bitcoin. Ou seja, a data de lançamento e do valor inicial varia conforme cada clube. Enquanto as moedas digitais têm um período de vigência, elas também possuem certa volatilidade – variação no preço – de acordo com o mercado.
Para ter como parâmetro, a CBF lançou a sua própria criptomoeda em julho e arrecadou R$ 91 milhões na primeira leva de tokens, que se esgotaram em cerca de 30 minutos.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.