nação tricolor

Pênalti ignorado para São Paulo é admitido como erro “claro e óbvio” por Federação Paulista

Luciano, do São Paulo, é derrubado pelo goleiro Giovanni na área, mas não tem pênalti marcado. (Foto: Twitter do São Paulo)

No sábado, em Novo Horizonte, o São Paulo foi derrotado por 2 a 1 para o Grêmio Novorizontino pela quarta rodada do Campeonato Paulista. Mas, no final do jogo, Luciano recebeu um passe de Vitor Bueno na área, sofreu contato do goleiro Giovanni e teve a penalidade ignorada. A árbitra de campo, Edina Alves, não marcou e o VAR, comandado por Adriano de Assis Miranda, também não recomendou a revisão, depois de três minutos de análise. Portanto, o erro foi duplo.

A Federação Paulista de Futebol, após a partida, admitiu que o erro foi claro e óbvio. Além disso, afirmou que os árbitros envolvidos no lance vão passar por treinamento. Portanto, é a segunda vez pelo menos que o São Paulo é prejudicado por mau uso da ferramenta. Vale lembrar que, em setembro do ano passado, em Belo Horizonte, o mesmo Luciano marcou um gol contra o Atlético Mineiro, mas por uma linha mau tracejada teve o gol anulado. A CBF, na oportunidade, também admitiu o erro.

Confira a nota da Federação Paulista sobre o lance envolvendo Luciano, do São Paulo:

“Após análise do lance ocorrido na partida Novorizontino e São Paulo, neste sábado (13), a Comissão de Arbitragem identificou falhas de interpretação da arbitragem em campo e de procedimento do VAR. O equívoco no lance é claro e óbvio. As imagens deveriam ter sido revisadas imediatamente por meio da área de revisão em campo para correção da decisão. A partir desta segunda-feira, a Comissão de Arbitragem vai efetuar um forte treinamento com a equipe de arbitragem e de VAR da partida para que nenhum erro como este volte a acontecer.”

Primeira derrota do São Paulo com Hernán Crespo

Assim sendo, o técnico Hernán Crespo viu seu time sofrer a primeira derrota na temporada. O São Paulo saiu atrás no marcador, em gol marcado por Cléo Silva. Buscou o empate em lance de troca de passes concluído por Joao Rojas. Entretanto, Guilherme Queiroz, em falha grotesca de Reinaldo, acabou por colocar o Tigre do Vale na frente novamente.

O jogo pode ter sido o último antes da parada de 15 dias, a partir de hoje, do Campeonato Paulista por conta do recrudescimento da pandemia do novo coronavírus no Estado. Mas tanto Federação Paulista como os clubes da Série A-1 do Paulistão e ainda o Governo do Estado terão reunião para definir a continuidade do campeonato.