Por Diego Santos
O São Paulo é o clube com mais títulos internacionais do país. Ao todo, são 12 taças, com três Mundiais, três Libertadores, uma Copa Sul-Americana, uma Supercopa da Libertadores, duas Recopas Sul-Americana e uma Copa Conmebol. Está, também, entre os maiores campeões nacionais, mas nunca venceu a Copa do Brasil.
Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal
Disputada desde 1989, a Copa do Brasil é a segunda principal competição do país. É fato que o São Paulo ficou bons anos sem disputá-la, já que o clubes participantes da Libertadores não disputavam a competição, essa regra caiu em 2013. O Tricolor possui 22 aparições, em 35 edições.
O clube disputou apenas uma final, em 2000. Acabou perdendo, de forma dramática, para o Cruzeiro. Em 2023, chega a sua sétima semifinal. E desta vez, o bom momento e os números da temporada jogam a favor. É um time que sofre poucos gols e tem sido mortal no ataque. Sobretudo após a chegada de Dorival Júnior.
O técnico, inclusive, talvez seja o principal responsável nessa melhora do time. Domina praticamente todos os adversários, e mesmo quando perde, já que não é imbatível, a equipe joga bem, merecendo sorte melhor. Eliminou, de forma contundente, o Palmeiras na fase anterior com duas vitórias, sendo a segunda dentro do Allianz Parque, de virada.
A semifinal deste ano é contra o Corinthians, com a partida decisiva sendo no Morumbi, casa do Tricolor onde o clube é absurdamente forte, sobretudo pelo apoio do seu torcedor, que lota jogo sim, partida também. É o segundo melhor mandante do Brasileirão, perdendo apenas para o Botafogo, o líder.
Conquistar a Copa do Brasil é muito difícil, mas a simbiose time e torcida tem enchido todos de esperança. Faltam quatro jogos. Quatro partidas separando o São Paulo do único título que lhe falta.
Fim da maldição do São Paulo?
Além de tudo colocado acima, ainda tem o fato do São Paulo ter “acabado com a maldição” que envolve o time desde 2012, após o título da Copa Sul-Americana. Ao menos é isso que se pega o torcedor. Para quem não lembra, o Tricolor venceu a competição continental com apenas um tempo, já que o Tigre, equipe argentina, não voltou para a segunda etapa alegando falta de segurança após uma briga com os seguranças do São Paulo na saída de primeiro tempo. E, nesta temporada, as equipe voltaram a se enfrentar pela mesma competição, dessa vez pela primeira fase. Foram duas vitórias por 2 a 0. E, enfim, terminaram a partida no Morumbi.
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.