A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou no início da tarde o palco da decisão da Copa Libertadores das duas próximas temporadas. Conforme o Nação Tricolor publicou, no final do mês de abril, a capital do Uruguai, Montevidéu, foi escolhida para sediar a final da edição 2021. Já em 2022, a cidade de Guayaquil será a casa da Glória Eterna.
“O Centenário, sede da Final Única da CONMEBOL #Libertadores 2021. Palco do primeiro jogo da Copa e da primeira decisão, em 1960. Casa da @GloriaEterna!”, publicou o perfil oficial da Libertadores, no Twitter.
O estádio, aliás, recebeu a partida do São Paulo ontem contra o Rentistas. O resultado, contudo, foi de empate por 1 a 1. Os uruguaios Nacional e Rentistas podem ter o direito de decidir a competição no país de origem, mas precisam mudar as situações em seus grupos se quiserem repetir o feito de Palmeiras e Santos, que jogaram a final do Rio de Janeiro, na edição passada.
Final da Libertadores é disputada em sede única desde 2019
A Libertadores, desde 2019, tem a sua final disputada em jogo único e em uma sede pré-selecionada. O Morumbi, estádio do São Paulo, estava entre os palcos postulantes a receber a final.
Questão política pode pesar na escolha para palco da final da Libertadores
De acordo com reportagem do Fútbol UY, do Uruguai, a intenção da Conmebol é a de que a final seja realizada com público. E que em meados de novembro, quando o jogo está marcado para ser disputado, cerca de 70% da população do Uruguai terá sido vacinada. Fator, portanto, que pesou a favor da escolha.
Conforme reportagem publicada no portal, entre as razões para o otimismo está a boa relação entre a AUF e a Confederação Sul-Americana. Além disso, o fato do Uruguai ter disponibilizado vacinas da Sinovac para o futebol sul-americano.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.