nação tricolor

De olho no rival! Adversário do São Paulo na Libertadores, Sporting Cristal não perde há meses

Técnico do Sporting Cristal, Roberto Mosquera, quer fazer a equipe peruana chegar ao mata-mata. (Foto: Twitter do Sporting Cristal)

Todas as estreias de competições são complicadas não só pela questão emocional. Mas também pelo adversário que costuma fazer o jogo da vida contra adversários tradicionais. E isso se aplica ao Sporting Cristal, campeão peruano de 2020 e que não sabe o que é perder desde outubro do ano passado. Ou seja, são 21 jogos de invencibilidade desde o revés para o Atlético Grau, em casa, por 2 a 1, para o adversário do São Paulo nesta noite, em Lima.

Neste período, foram 16 vitórias (com uma sequência de oito consecutivas entre outubro e novembro e a atual, com quatro triunfos seguidos na temporada 2021) e quatro empates. Além disso, o Sporting Cristal não sai de campo sem balançar as redes adversárias há 26 jogos, de acordo com o site Soccerway.

O time foi fundado nos anos 50, com grande influência dos donos da cervejaria Backus & Johnston. Por isso, o Sporting Cristal é conhecido como Los Cerveceros e também como La Máquina Celeste, por ser o maior campeão do Peru.

Técnico peruano jogou na Copa de 1978

O técnico do clube, Roberto Mosquera, foi jogador e atuou pela seleção peruana na Copa de 1978, na Argentina. O Sporting Cristal costuma atuar no 4-1-4-1, sistema preferido do técnico Roberto Mosquera. O time, assim como o São Paulo, gosta de manter a posse de bola, mas não é tão direto em seus ataques.

Sporting Cristal é um rival tradicional no Peru

Atual campeão peruano, o Sporting Cristal busca chegar ao mata-mata da Copa Libertadores pela primeira vez desde 2004, quando caiu nas quartas de final para o Boca Juniors. O time, porém, nunca enfrentou o São Paulo pela competição.

Apesar de não chegou longe na Libertadores há muito tempo, o time já disputou 35 edições do torneio e inicia sua jornada na 36ª hoje. Aliás, o time foi finalista da Liberta, em 1997, quando foi derrotado para o Cruzeiro.

Destaque do Sporting Cristal joga no meio-campo

Do time que foi campeão peruano em 2020, a principal baixa foi a saída do artilheiro Emanuel Herrera para o Argentino Juniors (que também está na Copa Conmebol Libertadores). O melhor jogador da equipe é o meia Christofer Gonzáles, jogador de seleção peruano.

Em 2021, o Sporting Cristal já começa em fase mais adiantada em relação ao ano passado. Na oportunidade, Los Cerveceros caíram na fase prévia para o Barcelona de Guayaquil. O time peruano está no grupo E da Libertadores ao lado do próprio São Paulo, do Rentistas-URU e do Racing de Avellaneda-ARG.