Por Fábio Dias
A participação dos brasileiros na Copa do Mundo de Clubes traz uma lição ao São Paulo. O Tricolor ficou nas quartas de final da Libertadores em 2024 e neste ano está novamente no mata-mata.
Com a chegada de Crespo no São Paulo, diretoria encaminha +2 reforços ao time
Quer receber as notícias do Tricolor em primeira mão no WhatsApp? Clique aqui e participe do canal
Parece um sonho distante disputar a edição de 2029 da Copa do Mundo, devido às dificuldades que o clube tem passado, principalmente na questão financeira. Mas acompanhar Palmeiras, Botafogo, Fluminense e Flamengo nas últimas semanas tem sido uma experiência interessante.

São Paulo pode aprender com a presença dos brasileiros na Copa do Mundo
A grande lição que a participação dos brasileiros traz é que para jogar uma competição deste nível precisa ter organização. As premiações, os bônus e os enfrentamentos desafiadores contra times do nível de Bayern de Munique, Internazionale e Chelsea, por exemplo, elevam o nível.
Mas para chegar lá é preciso arrumar a casa. Difícil pensar em um São Paulo em condição de ser campeão de uma competição como esta com uma dívida de R$ 1 bilhão e as vendas de jovens por qualquer valor para contratar jogadores de qualquer jeito. Para pensar em disputar o torneio, com a representatividade de um tricampeão do mundo, é necessário voltar a ser referência em solo nacional.
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.