O abraço de Rogério Ceni em Thiago Couto, meio que como uma bênção no final da partida, é a imagem que ilustra bem o que foi a vitória do São Paulo contra o América Mineiro por 1 a 0. O camisa 40 defendeu o pênalti cobrado por Iago Maidana para manter a meta zerada e permitir ao Tricolor uma vantagem para decidir a vaga na semifinal da Copa do Brasil no Horto.
Senso de urgência: Quatro goleiros que São Paulo pode ir atrás na Série B do Brasileirão
Você conhece o YouTube do Nação Tricolor? Clique aqui e inscreva-se no canal para ter notícias sobre o São Paulo
O primeiro tempo não foi dos mais fáceis para o Tricolor, que se viu encalacrado com a forte marcação do Coelho. Os encaixes de Mancini impediram que a saída de bola fosse trabalhada no chão e, principalmente, que os melhores jogadores são-paulinos ajudassem na construção.
Ceni foi flagrado algumas vezes na beira do campo pedindo para colocar a bola no chão. Mas demorou ao time fazer isso.
A tentativa do Tricolor era não só a de jogar. Mas de dar tranquilidade a Thiago Couto na meta. Pressionado pelos últimos jogos, o goleiro da base teve a presença dos três zagueiros mais experientes à sua frente.
Mas, de tanto insistir na bola longa, o São Paulo foi bem-sucedido. Miranda esticou o passe no campo ofensivo. Calleri deu a casquinha e Luciano abriu. Ele foi para a área e recebeu um bolão de Igor Vinicius. Cabeceio certeiro. 1 a 0.
Nove gols nos últimos sete jogos para Luciano, que voltou a ser imparável no Tricolor. E o melhor da primeira etapa por sair bastante da marcação e gerar bons espaços.
Segundo tempo de drama e redenção do São Paulo
Se o primeiro tempo foi mastigado e complicado para o Tricolor, o segundo então foi uma tensão só. A dificuldade do São Paulo para sair de trás à medida que o tempo foi passando ficou latente. E isso fez com que o time ficasse um tanto quanto encurralado.
O Tricolor passou a errar alguns passes na saída de bola. Assim, houve problemas para controlar o América, que soltou as correntes e tentou atacar. É verdade que havia controle em relação às chegadas do adversário.
Mas a tensão aumentou aos 18 minutos, quando Henrique Almeida foi lançado numa jogada estranha. Ele tocou para o meio e levou a trombada de Thiago Couto na área. Wilton Sampaio marcou a penalidade.
Na cobrança, porém, Iago Maidana caminhou até a bola e, como Thiago Couto não se mexeu, rolou praticamente no meio do gol. O goleiro são-paulino teve seu momento de redenção e pegou o penal.
Ainda deu tempo de Galoppo dar um ótimo cartão de visitas na partida porque ele participou de bons lances ofensivos e quase deixou a sua marca na estreia, em finalização que passou perto da trave esquerda.
O São Paulo abre vantagem e tem a possibilidade de empatar em Belo Horizonte para avançar à semifinal da Copa do Brasil. O duelo, porém, será disputado somente em agosto.
São Paulo 1 x 0 América Mineiro: Morumbi
São Paulo: Thiago Couto; Igor Vinicius, Diego Costa, Miranda, Léo e Welington; Gabriel Neves (Pablo Maia), Rodrigo Nestor (Talles Costa) e Igor Gomes (Nikão); Luciano (Giuliano Galoppo) e Calleri. Téc.: Rogério Ceni
América Mineiro: Matheus Cavichioli; Patric (Raúl Cáceres), Iago Maidana, German Conti (Lucas Kal) e Marlon (Danilo Avelar); Eder, Juninho e Matheusinho; Everaldo (Índio Ramírez), Henrique Almeida e Felipe Azevedo (Pedrinho). Téc.: Vagner Mancini
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.

