nação tricolor

Desfalque pesado no São Paulo, Arboleda se torna reserva no Equador

Arboleda virou reserva no Equador, mas é imprescindível no São Paulo. (Foto: Twitter de La Tri)
Arboleda virou reserva no Equador, mas é imprescindível no São Paulo. (Foto: Twitter de La Tri)

O torcedor do São Paulo anseia pelo retorno de seu principal zagueiro, titular na maioria dos jogos desde 2017: Robert Arboleda. Desfalque nos dois primeiros jogos da temporada, Arbo estava a serviço da Seleção do Equador. Mas sabe o que é mais curioso? Ele se tornou reserva de La Tri, embora esteja no grupo que deve ir ao Mundial do Qatar – desde que a seleção assegure sua vaga para a disputa da competição, pois falta pelo menos um ponto nos últimos seis em disputa.

São Paulo fica atrás de TODOS OS RIVAIS em eleição de programa sobre forças do Paulistão

“Ele vai fazer o time jogar bola”, Denílson rasga elogios a reforço tricolor

Quando retornar ao São Paulo, vai assumir seu posto de titular. O que, inclusive, pode acontecer nesta quinta-feira, quando o Tricolor tentará a primeira vitória da temporada contra o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, às 21h30.

Ídolo do Corinthians, jogador revela que pensaria em jogar no Tricolor: “Tenho certeza que iria agradar”

Mas por que Arboleda perdeu espaço no Equador se é titular absoluto no São Paulo?

Bem, a resposta passa por duas questões. A primeira é que a seleção equatoriana passou por uma mudança de comando técnico. Quando Gustavo Alfaro assumiu a seleção, em setembro de 2020, tinha um princípio claro: classificar La Tri para a Copa do Mundo.

El Lechuga, como é conhecido desde os tempos de jogador, chegou com o compromisso de devolver a seleção a um Mundial, depois do trabalho de Jorge Celico ter fracassado na busca por uma vaga na Rússia, em 2018.

Arboleda disputou os 11 primeiros jogos de Alfaro no comando técnico do Equador. Chegou a ser capitão em um dos jogos e a marcar um tento em outro jogo. Estava estabilizado na função ao lado de Hincapié. Tudo passou a mudar em setembro de 2021, quando El Lechuga não pôde contar com Arbo, que estava com lesão na coxa. Nos jogos contra Paraguai e Chile, jogaram Félix Torres e Piero Hincapié, que têm 25 e 20 anos respectivamente.

Na sequência, o Equador também atuou contra o Uruguai (inclusive usando linha de três zagueiros) e Bolívia. No primeiro jogo, Arbo estava fora da convocatória do jogo e no segundo, foi banco. Ele só voltou a ser titular diante da Venezuela, quando a opção foi por três zagueiros e o beque do São Paulo jogou pela direita. Contra Colômbia, Venezuela, Chile, Brasil e Peru, só banco de reservas. Ou seja, se nos primeiros 11 jogos ele foi titular, nos últimos 10, ele só começou um jogo. Portanto, virou reserva para Gustavo Alfaro.

No São Paulo, porém, ele segue sendo imprescindível e deve chegar ao CT da Barra Funda a tempo de treinar às 16 horas, na última atividade antes da preparação para o jogo contra o Red Bull Bragantino.