nação tricolor

Ídolo do São Paulo, Cicinho fica pistola com apelido Trikas e explode na TV: “Fiquei puto”

Ídolo do São Paulo, Cicinho provocou o Corinthians durante programa do SBT. (Foto: Twitter do São Paulo)
Ídolo do São Paulo, Cicinho provocou o Corinthians durante programa do SBT. (Foto: Twitter do São Paulo)

O assunto da semana nas redes sociais em relação ao São Paulo é sobre o surgimento do apelido Trikas. É um jeito moderninho de chamar o Tricolor por meio de um acrônimo. Mas há quem não goste do assunto e inclusive critique de forma veemente. O lateral-direito Cicinho, campeão mundial com o Tricolor em 2005, por exemplo, desabafou.

É o Trikas? Torcida do São Paulo se divide com apelido e Independente se posiciona de forma arbitrária

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no futebol? Clique aqui e saiba mais

Durante participação no programa Arena SBT, comandado por Benjamin Back, Cicinho disse que cresceu torcendo para o Tricolor do Morumbi. E quando vem alguém que tenta ditar como se deve chamar o clube pelo qual sempre torceu é uma atitude infeliz.

“Fiquei (puto), porque é justamente o que você falou. Eu cresci torcendo para o Tricolor do Morumbi. Então quando muda a identidade do São Paulo, eu não gosto. Eu achei totalmente uma atitude infeliz de quem postou isso aí. A molecada criou, que a molecada seja Trikas. Agora o São Paulo, não. O São Paulo é o Tricolor mundial. Eu não concordo. Eu dou minha opinião. É o Tricolor mundial. Eu me sinto ofendido porque como eu falei eu cresci torcendo para o São Paulo. Eu cresci torcendo para um time que tem o nome de Tricolor. São Paulo, Tricolor do Morumbi. Aí vem com esses negócios de Trikas. É Patrickas, Chiquitrikas, Nikão do Trikas. Tá de brincadeira. Não foi assim que eu nasci torcendo”, diz Cicinho durante participação no Arena SBT.

O tema divide opiniões não só na torcida, mas também entre os rivais, afinal a alcunha de um time é criada e passada de geração em geração, por meio a identificar um clube. Não se cria do nada. Pelo menos não se criava.

A celeuma ganhou espaço nas redes sociais entre defensores do novo apelido, em prol da modernidade e também da liberdade de expressão, e dos detratores, que entende que isso não leva em consideração que reconhecer o São Paulo como Tricolor é mais que um estilo de vida. É questão de sentimento “raiz”.

Organizada do São Paulo se posiciona contra termo “Trikas”

Diante disso, a Torcida Independente se posicionou nas redes sociais sobre o termo e foi taxativa ao dizer que os torcedores podem chamar o clube de “trikas”. Desde que seja fora das arquibancadas. É um tema polêmico e ao mesmo tempo curioso. O que você acha, torcedor? Tricolor ou Trikas?

Para a Independente, não se trata de querer ser arbitrário e cita a questão da liberdade de expressão. Porém, eles não terão exatamente paciência com quem se referir ao São Paulo como Trikas. A questão é ser condizente com a tradição do clube, “sem palhaçada”.

O termo ganhou ainda mais repercussão com os relatos de agressão no jogo entre São Paulo x Palmeiras pela Copinha, em que torcedores do clube que falavam Trikas eram “saudados” pelos torcedores “organizados”. Veja o vídeo no YouTube do Nação Tricolor:

YouTube video