A partir de julho deste ano, passam a valer novas regras estabelecidas pela FIFA a fim de evitar que os times mais ricos tenham um monte de jogadores sob contrato. Na prática, a ideia visa ter um maior controle no sentido de contratar jogadores que de fato o time vai utilizar.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no futebol? Clique aqui e saiba mais
As regras entrariam em vigência a partir de 2020. Porém, foram proteladas para este ano por conta da pandemia do novo coronavírus, que colocou os times em dificuldade financeira.
Mas nem todas as regras entrarão em vigência logo de cara. Elas terão um escalonamento para impactar de forma menos brusca os clubes. No Brasil, por exemplo, o Corinthians é um exemplo de time que tem vários jogadores sob contrato: pelo menos 20.
Veja quais são as regras colocadas em prática pela FIFA a partir de julho deste ano:
Os empréstimos de atletas para outros clubes serão limitados a até um ano;
Estarão proibidos os sub-empréstimos, ou seja, um clube que estiver com um jogador emprestado de outro não poderá repassá-lo a um terceiro;
Nenhuma equipe poderá emprestar mais de três atletas para um único time;
Nenhuma equipe poderá ter no elenco mais de três atletas emprestados de um único time;
A partir da temporada 2022/2023, somente 8 atletas poderão ir ou vir como empréstimo por equipe. Na temporada 2022/2023, esse número passará a ser 7 e, a partir de julho de 2024, sera um máximo de 6 atletas.
São Paulo tem quatro jogadores emprestados em 2022, que não se enquadram em regra da FIFA
Em 2022, o São Paulo emprestou quatro jogadores. O clube repassou o goleiro Lucas Perri ao Náutico, o meio-campista Liziero ao Internacional (ambos até o final do ano) e Tchê Tchê ao Atlético Mineiro (até o mês de maio), além do lateral-direito Luis Orejuela ao Grêmio (também por uma temporada).
Outro jogador que estava emprestado pelo clube em 2021, mas foi negociado em definitivo, foi o meio-campista e também zagueiro Lucas Kal. Mas o atleta foi negociado em definitivo com o América Mineiro.
Nenhum dos atletas, no entanto, se enquadraria na regra estabelecida pela FIFA e que entrará em vigor a partir de julho.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.