No início da temporada 2022, o São Paulo se apresenta com uma tendência muito vista nos tempos em que Muricy Ramalho era o técnico. Não à toa, o hoje coordenador de futebol do clube foi o responsável pelo áudio vazado no início de dezembro, com pedidos expressos por contratações e reforços.
Você conhece o canal do Nação Tricolor no YouTube? Clique e se inscreva!
Na visão de Menon, colunista do UOL, o São Paulo deste ano tem a cara de Muricy Ramalho dos tempos do tricampeonato brasileiro entre 2006 e 2008. As contratações de Jandrei, Rafinha, Alisson, Patrick e muito provavelmente Nikão mostram que o perfil do elenco do Tricolor é de um grupo mais cascudo e, ao mesmo tempo, sem tantos talentos da base assim.
SÃO PAULO DESISTE DE DOUGLAS COSTA E FAZ MUITO BEM
Para o colunista, o time será mais experiente, mais forte física e mentalmente, com muito de jogo coletivo. Ele elenca jogadores como Jorge Wagner, Borges e Dagoberto. Eram atletas para dar rendimento técnico dentro de campo, sem pensar em vendas futuras. Tudo o que a torcida do São Paulo questionou nos últimos anos.
Para Menon, no entanto, há uma consequência clara para a atuação do São Paulo no mercado de transferências em vigência neste momento: pouca atenção à base. Wellington, lateral-esquerdo, por exemplo, perdeu espaço com Rogério Ceni nos últimos momentos de 2021. Além disso, Liziero já foi anunciado pelo Internacional. Dos atletas da base que subiram nos últimos anos, quem deve manter minutos são Igor Gomes e Gabriel Sara.
São Paulo trouxe jogadores sem valor nem idade de revenda futura
Além disso, os jogadores contratados pelo São Paulo para 2022 são focados em dar retorno técnico e não financeiro. São atletas que já passaram do auge físico natural, embora tenham na força física parte de suas características.
Rafinha (36 anos), Nikão, Patrick (29 anos) e Alisson (28 anos) são jogadores que vieram para dar ao elenco uma robustez que foi identificada como ausente no grupo são-paulino. Diante disso, a força vai estar no coletivo e talvez algum jogador de base para compor e, quem sabe, ser vendido.
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.