nação tricolor

São Paulo em 2021: Ano marca fim do jejum de títulos, briga inédita contra rebaixamento no BR e volta de Rogério Ceni

Atual campeão do Paulistão, São Paulo terá jogos televisionados também no pay-pew-view. (Foto: Twitter do São Paulo)
Atual campeão do Paulistão, São Paulo terá jogos televisionados também no pay-pew-view. (Foto: Twitter do São Paulo)

O último dia do ano sempre representa retrospectivas e desejos de melhora em todas as partes da vida. Não é diferente no campo esportivo. O São Paulo termina 2021 com um título na prateleira, com briga inédita por rebaixamento no Brasileirão até a penúltima rodada e também o retorno de um ídolo ao banco de reservas.

São Paulo aceita oferta por Pablo e depende de sim do atleta para saída em 2022, diz jornalista

Você conhece o canal do Nação Tricolor no YouTube? Clique e se inscreva!

A expectativa do torcedor são-paulino é um tanto aplacada pela falta de recursos que o clube, com mais de R$ 600 milhões de dívidas, alega sufocar o momento da equipe. Por outro lado, espera-se sempre que a tradição e a força da camisa tricampeã do mundo e hexacampeã brasileira pesem favoravelmente no ano que se inicia.

2021 marcou o fim do tabu de oito anos sem títulos do São Paulo. No primeiro semestre, sob comando do técnico Hernán Crespo, o Tricolor fez uma grande campanha no Paulistão. Terminou a fase de grupos em primeiro lugar, eliminou a Ferroviária nas quartas de final, vencendo por 4 a 2, o Mirassol na semifinal por 4 a 0 e derrotando o Palmeiras na final, com empate sem gols na ida e vitória por 2 a 0, no Morumbi, na volta.

Título que deu fôlego e perspectiva para um time sedento por mais conquistas. Porém, o São Paulo acabou se complicando com a maratona de jogos que encarou justamente na priorização do Estadual. O time se complicou, perdeu muitos jogadores por lesões musculares e iniciou a campanha do Brasileirão muito mal: a primeira vitória só veio na 10ª rodada.

São Paulo caiu nos mata-matas e seguiu mal no Brasileirão até reta final

A campanha ruim do São Paulo no Brasileirão fez com que a prioridade do clube se tornasse justamente as competições de mata-mata que o clube disputava em 2021. A Copa do Brasil, pelos valores envolvidos, e a Copa Libertadores, pela tradição e gosto da torcida.

Em ambas as competições, no entanto, o Tricolor caiu nas quartas de final. Eliminado por Fortaleza e Palmeiras respectivamente. No intervalo de uma semana de uma queda para outra.

O Brasileirão foi um caos até o final. O clube jamais havia chegado na rodada 37 do campeonato com risco de ser rebaixado. E acabou sendo a grande briga do clube no segundo semestre.

O São Paulo projetou se classificar para a Copa Libertadores de 2022, mas precisou se contentar com a vaga na Copa Sul-Americana. E vai precisar começar a Copa do Brasil na primeira fase, graças ao desempenho ruim no Brasileirão.