nação tricolor

Atenção aos três zagueiros: São Paulo só venceu um jogo contra rivais que “espelham” sistema tático de Crespo

Crespo orienta jogadores em treinamento do São Paulo. (Foto: Twitter do São Paulo)

As finais moram nos detalhes. Ainda mais quando são clássicos. E o São Paulo, que anseia pela conquista do Paulistão, está atento a mais uma estatística que pode pesar na decisão contra o Palmeiras. O Tricolor tem encontrado dificuldades contra times que espelham o esquema tático armado por Hernán Crespo. Apenas uma vitória conquistada na temporada contra times que jogam com três zagueiros.

São Paulo se classifica às oitavas de final da Libertadores mesmo sem entrar em campo

Três defensores que viram linha de cinco quando os laterais recuam. O tatiquês, contudo, serve para explicar como o jogo do Tricolor fica mais travado porque não há espaço para as transições rápidas do Tricolor.

Adeus tabu! São Paulo tem passado recente de vitórias no Allianz Parque

Durante a semana, o São Paulo perdeu para o Racing, um dos clubes que colocou linha de cinco na defesa. Aliás, a Academia foi o único time que não sofreu gol do Tricolor na temporada.

Além disso, times como Palmeiras e Corinthians iniciaram o processo de construção dos três zagueiros na atual temporada contra o São Paulo.

Palmeiras foi único time que São Paulo venceu

No esquema de Crespo, com três zagueiros, só venceu um time que espelhou o sistema: justamente o Palmeiras. Duelo disputado no mesmo Allianz Parque, na fase de classificação do Paulistão: gol de Pablo.

Mas se engana quem pensa que o sistema é automaticamente defensivo por três zagueiros. O São Paulo terminou a primeira fase do campeonato com o melhor ataque e marcou em todos os jogos até aqui. Portanto, é a forma como se aplicam as ideias que conta.

Por outro lado, o São Paulo encontrou dificuldades. Além da derrota para o Racing e as vitórias diante do Palmeiras e do Rentistas, o Tricolor empatou contra o próprio time uruguaio, no Centenário, Botafogo-SP e Corinthians.

Desempenho do São Paulo contra rivais com três zagueiros

Tricolor 1 x 1 Botafogo-SP – Morumbi (Paulistão)
Palmeiras 0 x 1 Tricolor – Allianz Parque (Paulistão)
Corinthians 2 x 2 Tricolor – Neo Química Arena – (Paulistão)
Racing 0 x 0 Tricolor – Cilindro de Avellaneda (Libertadores)
Rentistas 1 x 1 Tricolor – Centenário (Libertadores)
Tricolor 0 x 1 Racing – Morumbi (Libertadores)