A preocupação do torcedor do São Paulo com a campanha do time no Brasileirão se justifica. O Nação Tricolor fez um levantamento comparando a campanha atual com dois anos nos quais o clube brigou de fato para não cair na competição. E os números justificam o temor.
São Paulo continua sem vencer e comentarista analisa: “Começo a achar que vai brigar para não cair”
Em 2013 e em 2017, quando o São Paulo frequentou a zona do rebaixamento com assiduidade, as campanhas neste momento da competição eram melhores. Pelo menos na pontuação, de acordo com o Soccerway.
Melhor em campo no clássico, Léo analisa empate na Neo Química Arena
No Brasileirão 2021, o São Paulo ainda não venceu. Está em 18º lugar, com apenas cinco pontos ganhos. A situação ainda não é dramática, mas precisa ser olhada com atenção.
Aliás, comparando com outros dois times, o São Paulo tem ainda mais com o que se preocupar. Em 2016, o Internacional era líder do Brasileirão com 19 pontos e o Vasco, em 2020, chegou a liderar e estava com 14 pontos nesta altura do campeonato. Ambos foram rebaixados.
São Paulo arrancou com duas vitórias no Brasileirão 2013 e terminou turno com quatro vitórias
A campanha do São Paulo no Brasileirão 2013 começou com duas boas vitórias contra Ponte Preta e Vasco da Gama, além de um empate interessante contra o Atlético Mineiro, sem gols, no Horto. Mas o que se viu no decorrer do primeiro turno foi uma dificuldade tremenda em vencer, dentro ou fora de casa.
Nos 16 jogos seguintes da competição, o São Paulo só conseguiu dobrar o número de vitórias. E brigou muito para evitar o rebaixamento. Tanto que Muricy Ramalho voltou às pressas ao clube (substituindo Paulo Autuori) para tirá-lo do Z-4 e deixá-lo num honroso 9º lugar, com 50 pontos.
No Brasileirão 2017, São Paulo tinha dobro de pontos em relação a 2021
Em 2017, caso os números sejam analisados friamente, o São Paulo tinha o dobro de pontos conquistados em relação à atual campanha. O Tricolor começou o Brasileirão perdendo para o Cruzeiro. Mas emplacou três vitórias no quatro jogos seguintes e parecia ter encontrado um caminho.
Porém, a campanha do time treinado por Rogério Ceni não engrenou. O São Paulo demitiu Ceni, contratou Dorival Jr., terminou o turno com cinco vitórias e conseguiu se salvar, fechando a campanha num modesto 13º lugar, também com 50 pontos.
Confira abaixo o recorte dos oito primeiros jogos do São Paulo em 2013, 2017 (anos em que brigou para não cair) e 2021:
São Paulo no Brasileirão 2013 (nove pontos em oito jogos)
Ponte Preta 0 x 2 Tricolor
Tricolor 5 x 1 Vasco da Gama
Atlético Mineiro 0 x 0 Tricolor
Tricolor 0 x 1 Goiás
Grêmio 1 x 1 Tricolor
Tricolor 0 x 2 Santos
Tricolor 1 x 1 Bahia
Vitória 3 x 2 Tricolor
São Paulo no Brasileirão 2017 (10 pontos em oito jogos)
Cruzeiro 1 x 0 Tricolor
Tricolor 2 x 0 Avaí
Tricolor 2 x 0 Palmeiras
Ponte Preta 1 x 0 Tricolor
Tricolor 2 x 0 Vitória
Corinthians 3 x 2 Tricolor
Sport 0 x 0 Tricolor
Tricolor 1 x 2 Atlético Mineiro
São Paulo no Brasileirão 2021 (cinco pontos em oito jogos)
Tricolor 0 x 0 Fluminense
Atlético Goianiense 2 x 0 Tricolor
Atlético Mineiro 1 x 0 Tricolor
Tricolor 1 x 1 Chapecoense
Santos 2 x 0 Tricolor
Tricolor 2 x 2 Cuiabá
Ceará 1 x 1 Tricolor
Corinthians 0 x 0 Tricolor
Veja mais notícias do São Paulo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do São Paulo Futebol Clube.