nação tricolor

Destaque no último Brasileirão, Luciano sofre quinta lesão muscular em sete meses no São Paulo

Luciano desfalca São Paulo pela quinta vez por problemas físicos. (Foto: Twitter do São Paulo)

A confirmação do estiramento muscular na coxa esquerda de Luciano abre uma grande questão no São Paulo: por que o atleta desfalca tanto o clube? A lesão sofrida ainda no primeiro tempo do duelo contra o Santos, na Vila Belmiro, foi a quinta por fator muscular nos últimos sete meses no Tricolor e escancara a dificuldade do departamento médico em solucionar o problema.

São Paulo tem pior início de Brasileirão da história dos pontos corridos

Luciano chegou ao São Paulo em agosto de 2020, por opção de Fernando Diniz. O então técnico do Tricolor articulou a troca do camisa 11 por Everton com o Grêmio. Rapidamente, o atacante virou um dos principais jogadores do time e jogou 23 vezes em sequência. Desfalcou o clube apenas uma vez neste período: partida contra o Atlético Goianiense, no Morumbi, por suspensão.

Organizada do São Paulo protesta nas redes sociais, após derrota no San-São: “Chega!”

Mas, a partir de dezembro do ano passado os problemas físicos começaram. Luciano teve um estiramento muscular durante o duelo contra o Corinthians, na Neo Química Arena, e precisou ser substituído. Isso em 13 de dezembro. Mas, logo em seguida, menos de duas semanas depois, o atacante atuou contra Grêmio, na Arena gremista pela Copa do Brasil, e Fluminense pelo Brasileirão.

Luciano passa por exames e tem lesão constatada, e deve desfalcar São Paulo até as vésperas da Libertadores

Luciano teve uma inflamação na perna esquerda e novamente foi desfalque por quatro partidas do Tricolor. Entre elas, no empate por 0 a 0, no duelo de volta contra o Grêmio, que eliminou o São Paulo da Copa do Brasil na semifinal.

Luciano desfalcou São Paulo justamente no pior momento do time no Brasileirão 2020

Na reta final do Brasileirão 2020, que culminou com a queda do São Paulo na tabela do campeonato com o derretimento da vantagem de sete pontos na liderança, Luciano ficou fora de combate por 25 dias. Retornou na goleada sofrida pelo Tricolor por 5 a 1 para o Internacional no Morumbi.

Mesmo assim, foi um dos artilheiros do Brasileirão com 18 gols marcados e uma peça importante na campanha do time na competição.

Mais problemas físicos tiraram Luciano de cena em 2021

Em 12 de abril, Luciano sentiu seu primeiro desconforto muscular no adutor da coxa, na vitória do São Paulo contra o Red Bull Bragantino. Mas não foi desfalque.

Em seguida, no dia 06 de maio, voltou ao departamento médico depois de sentir dores na coxa em duelo contra o Racing de Avellaneda. Ficou de fora das quartas e da primeira final do Paulistão contra o Palmeiras.

Mas voltou na sequência e marcou o gol do título do Paulistão contra o próprio Palmeiras, no Morumbi. Até se lesionar novamente ontem.

Ao todo, Luciano tem, na atual temporada, 19 jogos disputados e apenas quatro gols marcados – todos eles no Paulistão. O camisa 11 passou em branco pela fase de grupos da Libertadores e pelo Brasileirão.