nação tricolor

Libertadores com desafio: Conmebol quer promover mudanças em uso do VAR

Libertadores pode ter desafios durante consulta do árbitro ao VAR. (Foto: Twitter da Conmebol)

A Copa Libertadores pode ver mudanças muito em breve em relação ao uso do VAR. O presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol, o brasileiro Wilson Luís Seneme, revelou as sugestões apresentadas não só à FIFA como também à IFAB por alterações no uso da tecnologia.

Brasileirão: CBF desmembra horário e data de mais cinco jogos do São Paulo

O IFAB é o órgão responsável pelas regras do futebol e por promover as alterações nas regras. Por isso, qualquer alteração passa por ele.

Entre as sugestões, Seneme disse que propôs a implantação de desafios pelos técnicos e paralisação do relógio enquanto o VAR é consultado. Basicamente o que acontece em outros esportes como vôlei, tênis e futebol americano.

“Enviamos recentemente um documento solicitando que o tempo seja paralisado e que os minutos que passem não sejam uma preocupação. Também pensamos ser proativos e que cada equipe tenha um número de desafios para pedir sua própria revisão, como acontece em outros esportes, como o vôlei, o tênis”, afirmou Wilson Luís Seneme em entrevista à AFP.

A proposta vem num momento no qual a Copa Libertadores, uma das competições organizadas pela Conmebol, enfrentou polêmicas envolvendo o VAR. Inclusive veículos argentinos chamaram a atuação da arbitragem no duelo entre Atlético Mineiro x Boca Juniors como “roubo”. Seneme, no entanto, afirmou que erros e acertos fazem parte do jogo.

“O VAR não vai deixar o futebol. Veio para ficar e nós é que temos que nos adaptar melhorando cada vez mais esta ferramenta Os árbitros sempre são humanos. Sempre vão cometer erros e acertos. Isso é inevitável. O mais importante é que vamos elevar o número de acertos. Um erro grave que as pessoas cometem é pensar que não haverá erros de arbitragem em jogos com o VAR”, disse Seneme.