nação tricolor

Fifa analisa inserir mundial de clubes no futebol feminino em 2024

São Paulo deve receber valor por venda de atacante em 2021. (Foto: Divulgação)
São Paulo deve receber valor por venda de atacante em 2021. (Foto: Divulgação)

Depois do crescimento do futebol feminino, a Federação Internacional de Futebol(Fifa) estuda a possiblidade de criar o Mundial de Clubes da categoria. A competição aconteceria de modo bienal, além disso poderia limitar a idade para até Sub-23. A informação é do jornalista Marcel Rizzo, do site Uol.

Leia mais:

Será titular no São Paulo? Confira números de Jandrei na carreira

São Paulo tem esperança por Soteldo, mas considera mudar foco

São Paulo tenta rescisão de contrato com um dos reforços da temporada 2021

“Caso o conceito bienal da Copa do Mundo seja implementado, uma sugestão seria organizar a Copa do Mundo de Clubes feminino em um ciclo bienal com início em 2024. Isso seria permitir que a Fifa use o ímpeto da Copa do Mundo feminina de 2023 [na Austrália e Nova Zelândia] como um trampolim para o lançamento da nova competição de clubes e garantiria a realização de um grande evento de futebol feminino a cada ano, alternando clubes e exposição da seleção nacional no nível mais alto”, trecho do documento.

Então, a intenção da Fifa é fazer a competição com 12 clubes participantes, em sede única. Seriam definidos quatro grupos com três times cada. O campeão de cada chave se classifica para a semifinal. Depois aconteceria o duelo na semifinal, os vencedores chegar a final e decidem o título.

Fifa pretende esperar

A entidade alega que precisa que Concacaf e Oceania precisam criar as competições continentais, para implantar o mundial.

“Antes de pensar em um campeonato mais amplo é preciso dar tempo para que Concacaf, AFC [Ásia] e a Oceania criem seus campeonatos continentais femininos, que seriam classificatórios para a Copa do Mundo de Clubes.

Projeto

“Prevê um torneio longo, com duração de 22 dias — o Mundial de Clubes masculino com sete participantes, por exemplo, tem atualmente duração de nove a dez dias apenas. O documento não propõe número de clubes por continente, justamente porque algumas confederações nem competições desse nível ainda organizam.”