nação tricolor

Conmebol exclui gol fora como critério de desempate de Libertadores e Sula, mas não na fase de grupos

São Paulo disputará edição 2023 da Copa Conmebol Sul-Americana. (Foto: Twitter da Conmebol)
São Paulo disputará edição 2023 da Copa Conmebol Sul-Americana. (Foto: Twitter da Conmebol)

A Conmebol fez das suas nos regulamentos das suas duas principais competições na temporada 2022. Conforme foi noticiado ao longo do ano, a Confederação decidiu por eliminar o gol qualificado, marcado fora de casa, nos duelos de mata-mata como critério de desempate. Contudo, não foi o fim da regra.

São Paulo anuncia duas novidades antes do Natal e começa a mudar cara do elenco

Você conhece o canal do Nação Tricolor no YouTube? Clique e se inscreva!

Isso porque a Conmebol decidiu por manter o gol marcado fora de casa como critério de desempate na fase de grupo dos dois torneios, cujos inícios estão marcados para fevereiro do ano que vem. Este é um dos quatro critérios utilizados para definir quem avança à fase de mata-mata da Liberta e da Sula.

Contratado pelo São Paulo, Jandrei diz que trabalhar com Rogério Ceni pesou positivamente

A Conmebol manteve os seguintes critérios de desempate. Saldo de gols geral como primeiro critério, maior número de gols marcados como segundo, número de gols marcados fora de casa e posição no ranking de clubes do torneio. A entidade divulgou, no início do mês, a lista que coloca o São Paulo como o 13º time e portanto um dos cabeças de chave no sorteio da Copa Sul-Americana, a ser realizado no mês de março, em Luque, no Paraguai.

Desta forma, a Conmebol mantém os critérios de desempate da temporada 2021 e deixa de fora o que era muito comum de acontecer em anos imediatamente anteriores: o sorteio para definir que time avançaria, caso houvesse empate nos critérios.

Classificado na Conmebol Sul-Americana, São Paulo conhecerá rivais apenas em 2022

O São Paulo está classificado para a Copa Sul-Americana de 2022 e é um dos seis representantes brasileiros no torneio. O Tricolor está ao lado de Santos, Internacional, Ceará, Atlético Goianiense e Cuiabá.

Além disso, nove times brasileiros se classificaram para a Copa Libertadores. São eles: Palmeiras, Atlético Mineiro, Flamengo, Fortaleza, Corinthians, Athletico Paranaense, Red Bull Bragantino (todos na fase de grupos), além de Fluminense e América Mineiro (na fase 2 do torneio).